RESENHA - POR LUGARES INCRÍVEIS
Sinopse:
"Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."
Ficha Técnica
Título original: All The Bright Places
Tradução: Alessandra Esteche
Capa: Alceu Chiesorin Nunes
Páginas: 336
Lançamento: 07.01.2015
Selo: Seguinte
Autor: Jennifer Niven
Sabe aquele livro que fica rodando na sua cabeça após você terminar a leitura? É assim que me sinto depois de concluir a leitura de Por Lugares Incríveis. O livro é da autora Jennifer Niven, que também escreveu Juntando os pedaços. Confesso que não a conhecia, mas já me encontro apaixonada pela mesma e com certeza vou querer ler outras obras suas.
Como eu disse, Por Lugares Incríveis é um livro impossível de ser esquecido. Ele conta a história de dois jovens que estão em busca de acabar com o sofrimento que os cercam, e será no alto da torre da escola que ambos se encontram. É a partir daí que conhecemos Theodore Finch e Violet Markey.
Não sei a forma correta de apresentar Finch, pois ao passo que a leitura segue encontramos um garoto rebelde, sozinho, sociável, “aberração” (como é chamado por alguns na escola), mas pra mim, Finch é na verdade um garoto solitário e fica claro ao longo da narrativa que um dos motivos para ele ser assim é em decorrência da “ausência” da família em sua vida. Apesar de ter pais separados e mais duas irmãs: Kate e Decca, Finch parece não se sentir confortável e seus familiares não demonstram tanta importância pelo garoto, exceto Kate, sua irmã mais velha que de vez em quando conversa com Finch.
Por outro lado, temos Violet, uma garota popular, feliz e cheia de amigos. Porém, desde que perdeu a irmã em um acidente de carro, a vida da jovem mudou completamente.
É através de um trabalho de geografia que nós leitores ficamos por dentro da vida desses dois personagens e seguimos acompanhando suas andanças pelos lugares incríveis de Indiana. Esses momentos de andanças simplesmente foram lindos, eu amei a forma como eles se aproximaram e passaram a viver cada dia como se fosse único.
Eu só tenho elogios para este livro, desde a primeira página me senti presa a todos os acontecimentos e por algumas vezes me identifiquei com algumas sensações de Finch e Violet. Acho que a autora conseguiu passar a mensagem de uma forma objetiva e gosto do modo como ela foge do final feliz — não que não exista, mas, neste caso, a escolha da autora faz com que o leitor reflita sobre a sua própria vida, pelo menos essa foi a experiência que tive.
Por Lugares Incríveis é sobre encontrar no outro a vontade de viver, mostrar quem é você mesmo.
Descobri esse livro por acaso no twitter, ouvi muitas pessoas dizendo que se emocionaram bastante com a história, que era um livro muito importante e serve para dar de presente para qualquer pessoa e foi assim que resolvi comprá-lo. E por isso, fica aqui a minha primeira indicação: leiam Por Lugares Incríveis!, é um livro importante e precisa chegar nas mãos dos jovens e principalmente de todos os pais.
Obs: Espero que tenham gostado. Apesar de o livro já ter quatro anos de lançamento optei por não "dar" spoilers, por isso, não aprofundei tanto.
Se você já leu Por Lugares Incríveis conte nos comentários qual foi sua experiência e o que achou do livro.
0 Comments
Muito obrigada por comentar no Blog Carolina Sales. Em breve você receberá um retorno, caso o seu comentário seja uma crítica, elogio ou dúvida.