RESENHA DO FILME: O date perfeito | FILME DA NETFLIX |
A netflix vem a meses divulgando mais uma comédia romântica com o crush da internet, Noah Centineo. Dessa vez, ele é Brooks, em ‘O date perfeito’. O romance adolescente de 2019 é dirigido por Chris Nelson, e estreou na última sexta-feira, 12 de abril de 2019. Além de Noah, o elenco é formado também pelas atrizes Camila Mendes ( Riverdale), Laura Marano ( Austin & Ally), Matt Walsh e Odisesas Georgiadis. Escrevi uma resenha crítica do filme. Vem conferir:
Noah já conquistou nossos corações em ‘ Para todos os garotos que já amei’ e ‘Sierra Burgess É Uma Loser’ e agora em ‘o date perfeito’ vem mais uma vez nos deixar apaixonada por ele. A Netflix já encontrou a fórmula para o sucesso: Pegou Noah Centineo para fazer todas as comédias românticas possíveis e impossíveis desse planeta. O filme pode ser taxado por muitos críticos como bobo, sem graça ou muito previsível, mas pra quem gosta é um ótimo clichê de romance adolescente americano, com direito a baile de formatura, a garota popular que quer roubar seu crush e a velha caida na real do protagonista.
O filme tem uma narrativa muito previsível e que não nos deixa surpresos na maioria do tempo, a não ser pelas garotas que não são nada bobas apaixonadas como em outros filmes e sabem se impor e serem donas e protagonistas de suas vidas, acho que não cabe mais em pleno 2019 as garotas serem vistas como bobas apaixonadas, tem que colocar mulheres com atitude e personalidade nos filmes. Noah vive o adolescente, Brooks Rattigan, que aos 18 anos, quer entrar na universidade dos sonhos, Yale. Mas para isso precisa escrever uma carta de apresentação e, juntar uma grana para se manter na universidade. Apesar de ser um ótimo aluno, ele não consegue se descrever com muita precisão e naturalidade, causando um certo impasse na hora de se apresentar para a instituição.
Brooks mora com seu pai, um escritor em decadência, que dá aulas na Universidade de UCONN. O sonho de seu pai é que Brooks vá estudar na UCONN, mas Brooks não se encanta muito pela universidade, e tenta dar um jeito de conseguir dinheiro para se bancar em Yale. Junto com ele nessa missão, temos Murph, seu melhor amigo e companheiro de trabalho. Os dois trabalham na SUB, uma rede de fast food, com especialidade em sanduíches e saladas. Durante mais um dia de trabalho, em uma de suas tentativas de escrever a melhor carta de apresentação para a faculdade dos sonhos, Brooks acaba escutando a conversa de um colega de classe, Reece ( zak Steiner), onde o mesmo se queixa por ter que ir de acompanhante de sua prima ao baile da escola. Entre os benefícios Reece conta que os tios vão o pagar para realizar a tarefa e, prontamente Brooks se oferece para ir no lugar do colega, que tinha outros planos para a noite.
Acordo feito, Brooks ainda consegue o carro de Reece e vai ao encontro de Celia ( Laura Marano) que não é uma protagonistas padrão filme de romance clichê. Ela tem atitude e sai um pouco do padrão ‘caindo de amores por qualquer personagem de Noah Centineo’. Ela é ousada, e contra todas as regras. Não curte ir ao baile, vai meio que obrigada, é uma menina rebelde, do tipo que vai ao baile de vestido e coturno, ao invés de sapatos finos e longos, como seus pais gostariam que ela fosse. Curti a pegada mais agressiva da personagem, porque ela tem atitude e desequilibra o romantismo do filme. Vale lembrar que não é a primeira vez dos dois como par romântico nas telinhas, Noah e Laura já contracenaram juntos em Austin & Ally.
A partir dessa situação que Brooks começa a pensar sobre cobrar para ser acompanhante de outras mulheres, e assim surge, com ajuda de seu amigo Murph, rei da programação, o aplicativo ‘ The Stand-in’, o suplente, em português. O app tem um banco de dados com várias personalidades de parceiros e Brooks leva o trabalho a sério, ele vira por uma noite: cowboy, surfista, cafajeste e outros personagens que as próprias clientes selecionam no aplicativo. E essa é uma parte muito divertida no filme, porque ele passa por umas poucas e boas, mas consegue ganhar um dinheiro com o novo trabalho.
Voltando para o casal protagonista, Laura tem um crush na escola, mas por ser fechada demais não consegue demonstrar seu interesse por ele, e nessa hora Brooks dá uma ajuda para sua nova amiga. Brooks também tem uma crush, só que ela é rica e popular, e ele sabe que ela não faz parte de seu ciclo de amigos ou do lugar que ele mora, e para conquistar Shelby, ele se transforma em uma das personalidades do aplicativo. Sobre a antagonista, vamos chamar assim, Shelby Pace ( Camila Mendes), a que tenta pegar o crush de Laura no filme, já que eles fingem que estão juntos. Shelby é uma menina rica com o futuro traçado estrategicamente para herdar a grande empresa de seu pai. Já vemos aí dois muitos bastante diferentes e que se cruzam através de Laura no filme.
Shelby começa a ter um interesse por Brooks, mas isso não gera um impasse, já que laura não era a namorada de verdade do jovem. Essa parte da narrativa fica meio morta, pois se Shelby realmente quisesse Brooks ela o teria. Faltou um impasse nessa parte e pouso aproveitaram a atriz Camila Mendes no filme, mas tudo indica que foi por conflito nas agendas e que a atriz só tinha 10 dias de gravação com o elenco do filme já que ela estava gravando no Canadá a série Riverdale.
A jornada do personagem começa a mudar quando ele começa a dar mais atenção ao aplicativo de acompanhante do que ao seu melhor amigo, Murph, que começa a se distanciar. Quando Brooks humilha Laura, mesmo que a situação seja toda armada pelos dois, afim de terminar o relacionamento fake para que ambos possam ficar com seus verdadeiros crushes. A “briga” e as ofensas saem do controle e brooks acaba ofendendo Laura que devolve os insultos com um belo e explosivo tapa em seu rosto.
O filme não tem um impasse crucial, não tem um embate pelo protagonista, pelo contrário. As garotas são bem centradas e não aceitam ser enganadas por Brooks. Shelby descobre que ele mentiu para impressioná-la e a garota dá uma verdadeira lição nele, dizendo que ela era boa demais para ele, mas não porque tem mais dinheiro que ele, mas porque não era mentirosa como ele. A relação de Brooks e Laura já estava estremecida desde o tapa que ela deu nele, que ele nem percebeu que foi pra valer, mas brooks depois do fora que levou de Shelby, corre para a amiga que também está na festa. Laura também não deu muita conversa para Brooks, dando um chega pra lá nele também, provado que não merece ser segunda opção de ninguém, mas claro, antes deixando em aberto um possível interesse pelo “ imbecil, egocêntrico e desatento”, como a mesma o descreve.
Nesse momento ele meio que desperta do mundo perfeito que ele quer conquistar e começa aceitar que ele precisa dar valor às coisas que estão ao seu alcance. Brooks começa a repensar em ir para Yale e aceita a bolsa que ganhou da UCONN, doa todo seu dinheiro que ganhou com o aplicativo de acompanhante ideal para seu pai, que é um escritor em decadência, com intuito de ajudar a levantar a carreira e a incentivar seu pai a continuar a escrever. Depois de resolver o que estava em aberto e se recuperar de suas mentiras e personagens para agradar as pessoas, ele começa a recuperar a confiança de seu melhor amigo novamente e de Laura. O final é bem clichê e não preciso contar, mas achei fofo…
Considerações finais: Podem escrever e lançar inúmeros filmes bobos ou clichês que eu vou continuar assistindo, porque amo mesmo! Se vier com Noah como protagonista, melhor ainda.
1 Comments
haahhahaha ótima resenha!
ResponderExcluirÉ cliché? Sim. Previsível? Bastante! Noah é o melhor ator do mundo? Obviamente não, mas é bom o bastante pra entreter a gente num filme inteiro. É bem de adolescente? Sim kkkk mas isso não significa q um adulto não possa curtir uma trama leve tb, né? O casal tem química e é um filme divertido pra passar o tempo. Se eu gostei? Sim ♥ - amo comédia romântica, mas não achei um filme ótimo não: apenas "legal" (acho q passe da fase adolescente-no-colegial-americano da minha vida hehehe, mas ainda curto pra passar tempo. E NOAH é lindo demais!)
Muito obrigada por comentar no Blog Carolina Sales. Em breve você receberá um retorno, caso o seu comentário seja uma crítica, elogio ou dúvida.